sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Servidores municipais lançam campanha salarial 2011




Graça Costa apresentou os principais eixos da campanhaFoto: Valdecy Alves
Uma audiência pública realizada na quinta-feira (2) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, inaugurou a Campanha Salarial Nacional Unificada 2011 da CONFETAM.


O deputado Vicentinho (PT-SP) conduziu a reunião que contou com a presença de Maria das Graças Costa, presidente da Confederação, Pedro Armengol, da Executiva Nacional da CUT e Alexandre Ferraz, técnico do Dieese – que apresentou um painel sobre situação atual dos municípios brasileiros e dos servidores públicos municipais.

O secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, também acompanhou a audiência.
Maria das Graças apresentou os principais eixos da campanha ao plenário lotado, com representações de quinze federações estaduais. “Temos que começar a campanha no ciclo orçamentário para garantir boas negociações e para que nossa campanha seja bem sucedida”, diz.
Para Armengol é preciso pautar a necessidade de mudança de relação no Congresso e com os municípios, no sentido de melhorar as relações. “É preciso ter políticas de investimento no setor público, isso é obrigação do Estado”, ressalta.
Segundo Graça, a regulamentação da negociação coletiva no serviço público é um trunfo para a Campanha 2011. “A Convenção 151 da OIT, já ratificada em nosso país, precisa virar lei para que se regularize a negociação coletiva. Hoje a negociação está sendo feita na marra, à revelia da lei”, destaca.
A presidente também chamou atenção para o descumprimento da constituição por parte de muitos prefeitos e prefeitas em relação às contratações por concurso público. Ela também alerta que é preciso instrumentalizar a categoria para que se conquistem e se solidifiquem os processos de negociação, principalmente, para tornar visível esta categoria que hoje conta com mais de 5 milhões de trabalhadores.
A Confetam representa atualmente mais de 1 milhão de servidores municipais, organizados em 650 sindicatos e 17 federações.

Conheça abaixo os principais eixos da campanha:
- Ganho real de salário;
- Regulamentação da negociação coletiva;
- Reajuste do Piso do Magistério;
- Piso Nacional da saúde;
- Concurso público;
- Implantação da mesa do SUS/SUAS;
- Orçamento participativo.


Fonte: CUT Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário